Tudo que você queria ter aprendido na graduação, e NÃO aprendeu: só a vida real para ensinar, pode ter certeza! A prática e a experiência diária vão te trazer cada vez mais bagagem e autonomia para trabalhar. Mas claro, renovar seus conceitos engessados fazem parte de toda esta nova era de entendimento dos exames bioquímicos, com um novo olhar, voltado para a prevenção em saúde e não mais, apenas para diagnosticar doenças.
Seguem 3 aprendizados que eu tenho CERTEZA, que você vai se surpreender quando ler:
- Aprendizado 1: A hemólise não interfere EM TODOS os analitos bioquímicos. Por exemplo, o sódio é um cátion basicamente EXTRACELULAR, logo, não tem quase nada dentro das hemácias.
- Aprendizado 2: Dosar o ferro sérico não serve pra muita coisa. Se quer saber do real aporte de ferro, dose a Ferritina.
- Aprendizado 3: Gama-GT não é só biomarcador hepático de doença hepatobiliar ou induzida por álcool; ela vai estar elevada em diversas doenças que causem stress oxidativo e inflamação crônica.
Muitas informações que aprendemos durante a graduação são sim, necessárias para o nosso trabalho, e não mudam com o passar do tempo.
Agora, existem também vários conceitos que “caíram por terra” e que foram substituídos por novos conhecimentos, oriundos das novas tecnologias! Por isso, precisamos estar atentos a estas mudanças.
Quem é você no Laboratório hoje?
- Aquele “analista da geração baby boomer (de 1960 a 1970)” que não aceita muito bem as inovações metodológicas e conceituais
- O analista da geração millenial ou geração Z, da década de 80 aos dias de hoje?
Se você quer se manter sempre atualizado, aprendendo coisas novas e se destacando no Laboratório de Análises Clínicas, te convido a vascular esta página e conhecer todos os meus cursos/treinamentos. Você não vai se arrepender!